segunda-feira, 8 de março de 2010

Vai mergulhar? Então fique atento!



Galeocerdo cuvier ou "tubarão tigre"

Os tubarões e as raias despertam a curiosidade das pessoas há muito tempo, seja pela imagem que era passada dos tubarões, um enorme peixe devorador de carne ou pelas raias, com o corpo achatado e sensação de parecerem "voar" pela água.


Prionace glauca ou "tubarão azul"

São conhecidas um pouco mais de 400 espécies de tubarões, que estão distribuídas em todos os oceanos do mundo. Junto com as raias e quimeras, pertencem à classe dos Chondrichthyes (peixes cartilaginosos). Quanto ao habitat, quase todos são marinhos, as exceções são algumas espécies de raias que habitam a bacia amazônica e o tubarão cabeça-chata (Carcharhinus leucas), espécie marinha que tem o costume de entrar em rios, já tendo sido observado a centenas de quilômetros adentro do rio Amazonas e acontecendo a mesma coisa em outros rios da Ásia e África. Surgidos há cerca de 400 milhões de anos, estes animais estão muito bem adaptados ao modo em que vivem, localizando-se no topo da cadeia alimentar, o que os deixa numa posição de destaque entre os animais marinhos.

Carcharhinos leucas ou "cabeça-chata"

Quanto à reprodução, os tubarões possuem sexos separados, onde os clásperes abrem a cloaca da fêmea e depositam o esperma dentro desta. Uma curiosidade é que as fêmeas de algumas espécies podem expelir sêmen que não foi utilizado ou guardar este sêmen para ser fecundado futuramente. Existem espécies ovíparas onde a fêmea deposita os ovos no substrato e espécies vivíparas, onde os embriões se desenvolvem no "útero" da fêmea. Entre os vivíparos existem diferentes estratégias de desenvolvimento da cria, de nutrição por vitelo até o canibalismo intra-uterino (ovofagia) onde os embriões devoram ovos fertilizados liberados pela mãe e outros filhotes menores. Nenhuma espécie possui estágio larval, nascendo indivíduos que são cópias idênticas dos pais e prontos para a caça, o que aumenta muito a taxa de sobrevivência.

Carcarodon carcharis - "tubarão branco"

Ligado ao sucesso adaptativo destes animais existe um desenvolvido sistema sensorial. Sua visão, ao contrário do que era pensado, tem uma boa capacidade inclusive à noite, pois possuem estruturas refletoras de luz localizadas atrás da retina. O olfato, muito bem desenvolvido, capta estímulos químicos na água. Estudos mostram que chegam a captar uma molécula de sangue em um milhão de moléculas de água. As ampolas de Lorenzini detectam estímulos elétricos na água através de pequenos poros situados na região ventral da cabeça. Internamente, a cada poro existe um tubo com uma substância gelatinosa que liga a uma câmara eletro-receptora. Com isso, os tubarões conseguem sentir as mínimas cargas elétricas produzidas pelos animais, mesmo se entocados em fendas ou enterrados no sedimento. A linha lateral é formada por poros que recebem vibrações da água, como se fosse um tato à distância. O sistema respiratório tambem é diferenciado. Possuem de 5 a 7 fendas branquiais (as espécies mais recentes apresentam 5 fendas) que ficam localizadas à frente das nadadeiras peitorais. Como não conseguem bombear a água para as brânquias como os peixes ósseos, a grande maioria das espécies precisa se manter em movimento para forçar a passagem de água pela boca e fendas branquiais. No sistema excretor possuem rins mesonéfricos, tendo a uréia como produto final do metabolismo. A pele é coberta por dentículos dérmicos, que se assemelham muito a pequenos dentes voltados para trás, o que torna a pele bastante resistente e hidrodinâmica.

Os tubarões são considerados pelos biólogos, os maiores e mais adaptados predadores do planeta. E não é para menos, uma vez que possuem todas essas características anatômicas e fisiológicas.

Imagem espetacular do "ataque" de um tubarão branco.

A espécie humana não está na sua lista de presas, mas muitas vezes, confundidos com focas, ou mesmo por simples curiosidade, seres humanos são vítimas do ataque por acaso desses animais. O ser humano antes de mais nada, deve respeitar e entender esses magníficos animais, para que possam co-existir em equilíbrio e harmonia. Estabelecer relações de respeito e ambiente, assim como os demais animais marinhos e de água doce vem fazendo por milhões de anos. Afinal, essa é a lei da sobrevivência, a lei da natureza.

6 comentários:

  1. Se os humanos nao estão no "cardapio" dos tubarões então nao é necessario ficar tão atento assim para mergulhar! rsrsrsrs mas gostei, me lembrou, confirmou e mostrou umas coisas q eu ja tinha visto sobre tubarões num discovery channel desses! rs abraço Renan
    ass: Caio 2001 ceso

    ResponderExcluir
  2. E aí Caio!

    Valeu pela confirmação! Podemos não fazer parte do cardápio, mas pela curiosidade das espécies de tubarão além da voracidade... Não é bom facilitar...

    ResponderExcluir
  3. Fala professor, bom eu acho que devido a excassez de alimentos os ataques de tubarões estão se tornando mais frequentes*(ver em Pernanbuco) e a culpa é nossa pois a pesca sem controle e a poluição dos oceanos, estão afetando as populações de peixes e obrigando os tubarões a se adaptarem e portanto já podemos ser considerados parte do cardápio dos tubarões!!!!
    OBS.: As orcas também ocorreu um fenômeno parecido com a diminuição da população de baleias elas passaram a caçar focas e depois lontras...

    ResponderExcluir
  4. Sim sim! O problema da falta de alimentos eu não acredito, mas a facilitação de alimentos sim poderia ser uma das causas da aproximação dos tubarões no "fast food" das praias e enseadas. O turismo desenfreado, com o depejo de restos de comida e dejetos humanos diversos, por parte dos navios, saveiros, escunas e iates, tem contribuindo significativamente para isso. Muito mais fácil para as espécies de tubarão, selecionar o que comer, do que procurar o que comer. E se nós adoramos esse "lixo", imagina quem nunca havia experimentado... Com as orcas, o problema é o aquecimento dos oceanos, o que as obriga procurar águas mais frias e mesmo desviar suas rotas pela própria alteração das correntes marinhas em detrimento da temperatura mais elevada dos oceanos. James Lovelock, um dos, senão o maior dos ambientalistas do mundo está certíssimo quanto às consequências do aquecimento global.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei por que o mundo pracisa de ajuda e todos nos de cuidado(incluindo animais)

    ResponderExcluir