quarta-feira, 24 de março de 2010

O misterioso "leopardo das neves"

Uncia uncia

Durante séculos, o leopardo das neves, originário da Ásia Central, tem sido alvo de mistério e folclore. Por exemplo, as pessoas dos vilarejos da Ásia Central acreditam que os leopardos das neves não comem a carne de suas presas, mas apenas tomam seu sangue (esta crendice é explicada pelos pequenos orifícios deixados pelos caninos dos leopardos, quando eles sufocam suas vítimas e pelos exemplos do abandono da presa antes da alimentação, quando os animais são molestados pelos nativos).

Os leopardos das neves são distribuídos esparsamente e descontinuamente pelas montanhas da Ásia Central (conhecida como “O telhado do Mundo”), com uma população de tamanho desconhecido. Habitam zonas alpinas e sub-alpinas, são encontrados em áreas acima de 3000 m do nível do mar. Durante o verão, podem ser encontrados em altitudes superiores a 5000 m. Geralmente estão associados com ambientes áridos e semi-áridos.

Estes animais são caçadores oportunistas, que podem predar desde um Yak (que pesa mais de 200 kg) até um pequeno veado almiscarado (que pesa somente 10 kg). Podem predar aves como o faisão ou as pequenas marmotas. Trata-se de um animal pouco estudado, devido a seus hábitos reservados, poucos exemplares, distribuição esparsa e dificuldade das condições de seu habitat. São animais que medem, de cabeça e corpo até 1300 mm e a cauda que chega a 1000 mm.

Fêmeas podem pesar até 40 kg e machos até 55 kg. Sua coloração varia do cinza pálido ao cinza escuro, com as partes inferiores esbranquiçadas. Todo seu corpo é recoberto por rosetas e manchas. A cabeça é relativamente pequena e o pêlo é bastante longo. Os bebês (em média 3), nascem em abrigos nas rochas, após um período de gestação de aproximadamente 103 dias. Pesam ao nascer aproximadamente 450 g e abrem seus olhos após 7 dias. Começam a ingerir alimento sólido aos 3 meses de idade.

Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Nome popular: "leopardo das neves"
Nome em inglês: "snow leopard"
Nome científico: Uncia uncia

Distribuição geográfica: Ásia Central
Habitat: Áreas montanhosas e zonas alpinas com altitudes superiores a 3000 m acima do mar
Hábitos alimentares: Carnívoro
Reprodução: Gestação de 103 dias
Período de vida: Aproximadamente 21 anos

Matéria - Katia Cassaro
Bióloga Chefe do Setor de Mamíferos -
Fundação Parque Zoológico de São Paulo

6 comentários:

  1. Ele esta em extinção apesar de não se saber o número de espécies soltos na natureza, alías todas as 37 espécies de felinos estão, excluindo o gato doméstico( Felis catus), ele também é conhecido por Panthera uncia. sua camuflagem esta incluida entre as mais eficazes e belas entre os felinos e penso ser um dos mais raros, sendo o Lince-ibérico(Lynx pardinus)o felino mais ameaçado de extinção.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo. O padrão de pelagem desses animais é exatamente para isso confundir ou enganar suas presas. E essa característica é muito importante para a sobrevivência desses animais. Muitos felinos estão no topo da cadeia alimentar, mas ainda sim precisam de certas vantagens para sobreviver e manter sua reputação de predador.

    ResponderExcluir
  3. Ele é magnifico! é um felino que habita as grandes altitudes da Ásia central.

    ResponderExcluir
  4. Uns bichos tão lindo mortos por nada!! Um exemplo do tigre só é morto por que tem pelagem bonita! Isso mostra como a cobiça do ser humano destroi o meio ambiente.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Mais uns bichos tão magnificos, morto sem motivo aparente, os bisões,urso polar,urso panda,urso pardo,kakapo,dromedaris.onça pintada,leorpados das neves,ibis,condor-da-california,aiai,foca monge,tigre siberiano,ádaz,gorila das montanhas,tartaruga marinha,veado-campeiro,mico leão dourado,baleia azul,rinoceronte de sumatra,elefante asiático,lobo cinzento,lobo vermelho,tatu-bola,pelicano entre outros: eles todos estão em extinção poxa gente vamos cuidar do nosso planeta

    ResponderExcluir
  6. Agora eu vou dar exmplo de animais que o planeta perdeu vou mostra minha observação.

    ANIMAIS EXTINTOS
    É impossivél calcular quantas espécies já foram extintas do nosso planeta.Nem mesmo os cientistas sabem apontar as razões pelas quai muitas desapareceram, podendo ter sido tanto pela ação do homem quanto por motivos naturais.O mais triste é que nada pode trazê-las
    de volta.Nós só podemos conhecê-las com base de desenhos feitos na antiguidadeou por resto de seu ossos.Isso mostracomo é importante respeitar a natureza,poispois hoje a maiorameaça á vida animal é o homem.

    São exemplos de animais extindos os mamutes.

    TEORIA SOBRE A EXTINÇÃO DOS MAMUTES
    Mortos de calor? A maioria dos mamutes habitava a America do Norte e foi extinta no final da idade do gelo(aproximadamente 10 mil anos ou 1 milhão de anos não se sabe ao certo).Os que restaram viviam na Sibéria região da Ásia, e desapareceram a mais de 3.800 anos.Até hoje,os cientistas descutem os motivos que o teriam levado ao seu fim. Uma das teoriasé a de que os habitantes do planeta daquele tempo caçariam os mamutes para se aloimentar deles ou aproveitar sua pele.Outra teoria é sua propria pele extremamente grossa e felpuda para protege-lô do frio,teria impedido que ele surpotasse o calorque tomou conta da Terra no final da Idade do Gelo e mais tarde afetou os mamutes da Sibéria,que também ñ resistiram.

    O tigre-de-dente-de-sabre também foi extinto, como os mamutes o motivo de sua extinção não é conhecido, bem agora vamos as teorias afinal é ela que enteressa!
    ENORMES PRESAS
    Há 12 mil anos,na Idade do Gelo,mais uma espécie deichava de existir para sempre.Os dentes caninos superioresque saíam de sua boca e focionavam com enormes presas ,em forma de sabre,originaram o nome do tigre-de-dente-de-sabre.Ele podia cravar esses dentes na carne de seus adversarios com enorme força,impulsionados pelo musculo do pescoço.A especie foi extintaou pela caça ou por mudanças no clima,que teriam matado os animais do qual se alimetavam como os mamutes.

    Comoos mamutes e os tigre-de-dente-de-sabre as preguisas gigantes tambem foram extintas,e essas, também não se conhece o motivo de sua extinção.

    PREGUIÇA GIGANTE

    Diferente dos bichos-preguiça de hoje que vivem em árvores, as preguiças gigantes que habitavam o planeta a cerca de 10 mil anos atrás viviam basicamente no chãoe podiam atingir 6 metros de altura(grande não é?).A causa de sua extinção ñ é conhecida(como os mamutes e os tigres-de-dentes-de sabre)com os quais conviveram,essas preguiças podem tr sumudo por que eram caçadas ou por mudanças no clima.

    BEM ISSO É MUITO TRISTE POR QUE ALÉM DESSES ANIMAIS QUE EU CITEI TEM MUITOS OUTRO(COMO OS DINOSSAUROS)ISSO É MUITO TRISTONHO ISSO É UMA ALERTA PRO FUTURO TEMOS QUE CUIDAR DOS NOSSOS ANIMAIS PRONCIPALMENTE POR QUE ELES ESTÃO EM EXTINÇÃO

    ResponderExcluir