quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O "outro lado" dos chimpanzés

É fato inegável que as pessoas achem extremamente engraçados chimpanzés atores, vestidos como humanos e fazendo “macaquices”. Se for um filhote então nem se fala, nosso apego por essas criaturinhas que lembram bebezinhos peludos é obvia, não tem como não ser cativado.

Primeiro temos que entender que o nome chimpanzé é utilizado para um gênero "Pan" de primatas que possuem duas espécies. O mais conhecido é o chamado "chimpanzé comum" (Pan troglotydes), habitando o leste da África e um outro conhecido como "bonobo ou chimpanzé pigmeu" (Pan paniscus), vivendo somente na República do Congo.

Pan troglotydes


Pan paniscus

Enquanto os bonobos vivem em uma sociedade matriarcal, liderada por uma fêmea mais velha e usando o sexo e as caricias como moeda de troca entre os outros indivíduos do grupo, os chimpanzés comuns parecem ter saído do filme "O Planeta dos Macacos", muito mais "complexos" em organização e comportamento.

Nessa última sociedade, a violência é quem manda. Em cada grupo existe um macho alfa que cuida de todo o grupo e que também lidera os demais em patrulhas, extremamente organizadas em busca de outros grupos invasores de seu território.

Outro comportamento bem interessante desses chimpanzés é a caça. Eles caçam outros primatas em grupo, com estratégias elaboradas e até futilizando-se de "ferramentas" de caça como "pinças" e "lanças" de madeira para obter maior êxito no abate desses animais.

Suas presas geralmente são os chamados "macacos colobos", pequenos primatas arborícolas que habitam as mesmas florestas que esses chimpanzés. Segue um pequeno vídeo com o naturalista britânico, Daved Attenborough, mostrando uma caçada de um grupo de chimpanzés e sua presa, um macaco menor de outra espécie.

É bem documentada também a utilização de ferramentas para conseguir alimento, seja para quebrar nozes com pedras ou utilizar pequenos gravetos manufaturados para conseguir tirar cupins de seus esconderijos.

Fonte: BBC/Worldwide

Nenhum comentário:

Postar um comentário