terça-feira, 6 de abril de 2010

Morcegos e Mitos


Morcegos são mamíferos voadores, magníficos animais, extremamente exóticos e adaptados à sua forma de vida.

São animais injustiçados, rodeados por mitos e rótulos, que muitas vezes não estão de acordo com sua natureza. Sempre foram relacionados com as ditas "forças do mal", "bruxas", "vampiros" e "super heróis sociopatas".

Os morcegos que eventualmente aparecem em nossas casas são quase sempre filhotes extraviados ou, acidentalmente, morcegos adultos que entraram voando por uma janela ou porta aberta pura e simplesmente à procura de comida. Ou por outros motivos como a ingestão de frutas, de água com açúcar ou refúgio diurno.

Nem sempre o morcego é observado pelos moradores, no entanto, as marcas e fezes deixadas pelo animal, facilmente podem identificá-lo.

Para evitar "problemas", a solução mais simples é o armazenamento de frutas no interior da geladeira e removendo bebedouros com água e açúcar de varandas e parapeitos.

Encontrando um morcego em sua casa, o primeiro passo é ficar calmo.

Se o animal estiver voando, ele deve estar procurando uma saída para escapar.

Os morcegos não hematófagos não atacam as pessoas. E mesmo estes somente "atacam" as pessoas durante à noite e se essas estiverem imóveis, normalmente dormindo.
Acenda algumas luzes pela casa, de modo que você possa ver o morcego facilmente e ele também possa enxergar, afinal nenhum morcego é cego.
Em seguida, feche as portas que dão para outros cômodos, abra as portas e janelas do cômodo onde o morcego está e, se possível, acenda uma luz fora para que o morcego possa ver facilmente a saída.

O morcego tem uma excelente capacidade de se localizar através do som (como se usasse um radar), porém ele também está assustado por estar em uma casa humana. É muito provável que o morcego saia voando pela porta ou janela em poucos minutos.
Evite provocá-lo.

Se você não sabe distinguir um morcego hematófago dos demais, se de forma geral não tem conhecimento sobre morcegos, é melhor não tentar capturá-lo.
Se possível, isole o local onde o morcego se instalou. Afaste pessoas e animais do ambiente.
Se o morcego não tocou em ninguém, como geralmente acontece com morcegos que não são "vampiros", não há motivo de preocupação acerca de transmissão de doenças ou vírus.

Desmodus rotundus - "morcego vampiro"

Dyphilla ecaudata - hematófago de aves

Diaemus youngii - hematófago de aves

Se você encontrou morcegos morando no forro, em fendas de paredes, ou outros locais de sua casa, e precisa desalojá-los, existem procedimentos humanitários (ecológicos)e criteriosos para expulsá-los e fazer que não voltem mais.

O primeiro passo, é identificar o local por onde os morcegos entram e saem.
A melhor hora para procurar os morcegos é ao pôr do sol, quando eles saem do seu descanso diurno. Uma vez localizado o ponto de passagem dos morcegos, coloque tela, ou rede plástica, sobre a abertura e vede todos os lados da tela, exceto a parte de baixo, de tal forma que os morcegos possam sair, mas não entrar de volta.
Deixe a tela com essa abertura pelo menos por uma semana, até que todos os morcegos tenham ido embora. O último passo é fechar a abertura, para que os morcegos não passem mais por ela.

Antes de iniciar esse procedimento de expulsão, é importante ter certeza de que não existem filhotes dentro. Por não saberem ainda voar, os filhotes ficarão aprisionados e morrerão de fome, causando um sério problema de mau cheiro, além do que seria uma crueldade desnecessária. Caso você tenha dúvidas de como proceder, peça a orientação um especialista ou de um órgão oficial em sua região, que poderá informá-lo sobre a época de procriação dos morcegos e o período mais seguro para evitar a possibilidade de existência de filhotes.
O método mais eficiente para evitar a permanência dos morcegos no telhado é a vedação dos acessos, preferencialmente utilizando tela de arame.

Não se esqueça de verificar telhas soltas ou quebradas.
Repelir os morcegos não é método fácil, portanto você deve evitar a sua entrada.

O uso da passarinheira no beiral do telhado impede a entrada de morcegos, assim como de pássaros ou grandes insetos.
O uso simultâneo de várias telhas transsparentes é uma precaução a mais, uma vez que os morcegos fogem da luz solar.

Lembre-se que os morcegos são espécies da fauna brasileira e protegidas por lei. Sua captura, perseguição ou destruição é proibida. Seu controle só deve ser feito por pessoal treinado e quando realmente necessário.

Alguns cuidados que não fazem mal:
1. Deve-se evitar sempre o contato direto com qualquer tipo de morcego, vivo ou morto.
2. Não se deve pegar um morcego sem usar luvas grossas apropriadas.
3. Caso seja necessário, solicite a assistência do Centro de Controle de Zoonoses, ou outro órgão equivalente, de sua região.

Quanto aos mitos envolvendo morcegos... A melhor parte...

"Morcegos são cegos"
R: os morcegos não são cegos, alguns deles inclusive têm ótima visão.


"Morcegos fazem ninhos nos cabelos das pessoas"

R: morcegos não fazem ninhos como os pássaros; morcegos empoleiram-se.


"Morcegos atacam as pessoas"
R: morcegos não atacam as pessoas, eles são animais pequenos e tímidos. Lembre-se, somos muito grandes para um morcego e eles têm medo de nós.


"Todos os morcegos têm raiva"
R: este talvez seja o mito mais comum. Todos os morcegos não têm raiva; como qualquer outro mamífero, os morcegos podem contrair raiva; entretanto, a presença de vírus nas populações de morcegos tem uma taxa muito pequena.

A melhor prevenção contra a raiva é não tocar em um animal selvagem doente ou machucado, pois ele provavelmente vai morder para se defender. Um morcego caído no chão, assim como qualquer outro animal silvestre prostrado é sinal de que deve estar doente.

Fontes Diversas


56 comentários:

  1. "Morcegos fazem ninhos nos cabelos das pessoas"
    WHAAAT??!

    ResponderExcluir
  2. Fala professor, os morcegos são animais magnifícos!!!

    ResponderExcluir
  3. Não Lucas! Morcegos NÃO fazem ninhos nos cabelos das pessoas, isso é crendice popular... Você nem imagna as coisas que eu já ouvi...

    É Alessandro... Morcegos são animais magníficos e provas vivas da adaptação evolutiva, porque com certeza sofreram uma evolução bem radical. Quanto mais eu leio sobre eles mais me impressiono.

    ResponderExcluir
  4. Dizem que o morcego verdadeiro é o funcionário público! rsrsrs, não é verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nao, mas sei que quem trabalha na iniciativa privada gosta da chibata, o cara estuda, faz faculdade e pós pra trabalhar como um escravo pra receber migalhas e ainda acha q ta benzao! Ops, acho q vc é um desses rs, ganha seus 2 mil reais e beija a mal do sinnhozinho e claro, se for demitido, culpa é sua q nao trabalhou 90 h por dia hahahah

      Excluir
  5. Vou ser sincera, entrei neste blog pq ontem a noite (tenho 11 anos) fui ao banheiro para escovar os dentes (já eram umas 11:30) e ouvi um barulho na direção da banheira (só para falar:moro num prédio,8ºandar e ao lado do prédio tem um pitanguera que a noite se inpesta de morcegos),fui ver e procurei,não vi nada ai decidi olhar no canto da banheira e lá no chão estava um morcego menor que minha mão (muito parecido com a imagem daquele em cima de uma mão)ele estava no chão com as asas meio abertas e estava deitado de barriga para baixo,(manti a calma porque outra vez tinha entrado um em casa e minha mãe tinha achado ele e aquele estava com raiva e umas manchas brancas no corpo,infelizmente tiveram que matar aquele),e como era muito tarde não pegaram o morcego,eu fechei a porta do banheiro e todas as outras janelas e dormi 1h da manhã,fiquei preocupada porque ele não parava de faser um barulho como se estivesse machucado e com medo.Hoje de manhã a moça que trabalha aqui em casa pegou ele com um saco plástico e a zoonoze acabou de leva-lo para ver se ele está doente e cura-lo,e não é que quando ele entrou ele deve ter batido a asa na janela?Porque meu irmão me disse que ele estava com a asa machucada (e como tem pitanguera aqui do lado ele era frutifero),bom resumindo:eu com 11 anos de idade vi um morcego frutifero,adulto,MUITO FOFOOOOO,e machucado em meu banhero e agora me pergunto: UM SER HUMANO PODE ADOTAR UM MORCEGO?PQ ELE É MT FOFOOOO! ah e relembrando que eu estou fascinada por morcegos e só agora percebi que eles são criaturas magníficas e que sofrem preconceito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não nenhum humano pode adotar um morcego pq ele pode te passar uma doença tipo o rato eu tenho 9 anos e caiu um morcego lá na escola eu peguei ela na mão e coloquei ela na arvore de pois desmaiei e fou parar no hospital

      Excluir
    2. eu confesso eu queria adotar um mas nimguem pode mas elas são fofos mesmo

      Excluir
    3. Menininha a não deve ser menininha mais... vc podia ser minha filha. Eu cuidei de um morceguinho a noite toda, de longe, claro... hj consegui colocá-lo em uma caixa e o coloquei numa área verde aqui perto de casa.

      Excluir
    4. Adotar morcego pra que se o animal é Silvestre e necessita do mato para viver 😮

      Excluir
    5. Uma noite eu passando pela rua tinha um morcego caído no meio da pista, dois carros passaram, mas não chegaram a atropela-lo, sem pensar duas vezes entrei na frente, peguei o morcego pelas duas asas e coloquei numa árvore, foi algo meio que instintivo, só depois me dei conta de que o morcego poderia estar doente e eu me ferrar kkkk.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Resido em um sobrado perto do centro da cidade de Campinas e normalmente deixo a janela aberta ou semi-aberta e um dia destes acordei e vi que tinha algo me picando atras do pescoço. A marca era muito pequena e tinha sangue mas fiquei desconfiado que fosse um morcego ou mariposa, não vi nada so toquei ao acordar no escuro. Depois vi que ja tinha 3 marcas destas, provavelmente de outros dias. Lavei com bucha e esta cicatrizando e estou investigando o caso. Teriam alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter algum gato machão lhe mordendo a noite na nuca e vc fica tão exitado que nem bola da na hora G ,, isso deve ser uma bixona !!!

      Excluir
    2. +Jean Carlos Becker Gomes, o teu preconceito fede!

      Excluir
    3. Acho que vc deve procurar um médico, morcego transmite raiva,o que não é motivo para matar, acho que vale a pena investigar, mesmo se vc não viu ele, lembra da máscara, estamos em pandemia

      Excluir
  8. Ontem a noite um morcego entrou na minha casa (ele era bem pequeno como o da imagem), era seguro pega-lo pois ele estavaa assustado e parecia ser frutífero, como na minha cidade n tem zoonoze eu e meu irmão n sabiamos o q fazer, então nos chamamos nosso pai, mas n sabíamos q ele tem medo de morcego, então ele espantou o morcego com uma vassoura.
    Era o certo a fazer ou tem outra coisa melhor a se fazer.Estou perguntando pois caso entrar um outro igual na minha casa ja sei o q fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não deve nunca pegar um morcego do jeito que vc pegou, eles transmitem raiva, quando for assim, com a ajuda de algum objeto coloca ele dentro de um pote que pode ser descartado, eu uso pote de Toddy e solta ele na esquina

      Excluir
    2. Faz contato com um médico, e explica a situação, veja o que ele fala, se precisa de vacina antirrabica

      Excluir
  9. Quais vestigios eles deixam por onde se escondem mamae achou bolinhas parecendo fezesd rato na rede da varanda q fica pendurada numa corda tipo varal sera qe é morcego ou rato q ta subindo pela coluna kkkkk pode me ajuda? Durmo cm a janela entreaberta fiqei cm medo d ser morcego?

    ResponderExcluir
  10. Muitas vezes encontro morcegos, e sempre acabam indo parar perto de mim. Inclusive já tirei muitos de casa, do quarto e de perto de meus gatos. Sempre acaba vindo algum e acabo tendo que tirar para que nem ele nem meus felinos se machuquem.
    Tem algum cheiro que os afaste?
    Não mantenho frutas fora da geladeira, nem água com açúcar p pássaros. Tive um problema parecido com mariposas e até abelhas.
    O que fazer?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  11. Quase 3 da manhã, e eu a ocordei com um morcego encima de mim , na casa q eu moro , neste quarto escuto todos os dias barulho de morcego, e não é a primeira vez q cai. Porem da primeira , já caiu morto.. Esse caiu bem vivo rs e voou para o chão Do meu quarto.. Desesperada , chamei minha colega de casa , ela o matou.. Lendo o blog agora deu peso na consciência , mas foi o que o medo fez por não saber nenhuma dessas informações acima..
    Minha dúvida só é se preciso tomar alguma medida por ele ter encostado em mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc vai precisar de vacina antirrabica, consulta um médico o mais rápido possível

      Excluir
  12. Quase 3 da manhã, e eu a ocordei com um morcego encima de mim , na casa q eu moro , neste quarto escuto todos os dias barulho de morcego, e não é a primeira vez q cai. Porem da primeira , já caiu morto.. Esse caiu bem vivo rs e voou para o chão Do meu quarto.. Desesperada , chamei minha colega de casa , ela o matou.. Lendo o blog agora deu peso na consciência , mas foi o que o medo fez por não saber nenhuma dessas informações acima..
    Minha dúvida só é se preciso tomar alguma medida por ele ter encostado em mim

    ResponderExcluir
  13. Se o morcego voar dentro do quarto e bater no rosto da pessoa enquanto ela dorme, essa pessoa deve procurar um médico ou não precisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ela procurar um médico por prevenção, lembra da máscara, pandemia

      Excluir
  14. Meu gato apareceu em casa com um morcego. Eu peguei a gata e o morcego ficou no chão sem conseguir voar! Então peguei um graveto e coloquei nas carrinhas dele, e ele a agarrou, então eu levei e coloquei o graveto q ele estava segurando, junto a um galho de árvore e ele se agarrou lá! Depois de meia hora, ele já não estava mais lá!

    ResponderExcluir
  15. Estava tranquilo estudando na sala e inventei de acender um incenso. Escolhi o de jasmim , e logo após uns 20 minutos entra na sala um morcego que deu umas 2 voltas e foi em direção a cozinha, de medo é claro pelo grito que dei.
    Deu um trabalho grande por ele pra fora e agora tô aqui meio assustado sem saber se ele saio mesmo ou não, porque não foi eu quem o colocou pra fora.
    Teria sido o perfume do incenso de flor queo atraiu? Ou foi por acidente mesmo pelo janela estar aberta?

    ResponderExcluir
  16. Eu achei um filhote de morcego em casa. Como proceder? Meu waths é 44999945618

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca em um pote com a ajuda de um objeto, não pega com as mãos nunca e depois solta ele

      Excluir
  17. Se um morcego cair,ele volta a voar em seguida? Me disseram que depois que ele cai, não consegue mais voar...

    ResponderExcluir
  18. Eu deixei a janela do quarto um pouco aberta e entrou um morcego na minha casa. A luz da sala está acesa, porém como moro sozinha, não tive coragem de ir lá tirar ele. Apenas fechei a porta do quarto onde durmo e deixei ele lá no outro por onde ele entrou. Será se ele vai embora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca em um pote que pode descartar com ajuda de um objeto e solta ele

      Excluir
  19. Acho q tem morcegos morando no forro do meu telhado (escuto eles conversando). Não consegui localizar por onde eles entram... No chão do meu quintal tem aparecido umas frutinhas meio comidas q acho q eles trazem. Não tenho visto sinais de fezes nem nada do tipo, só os barulhos e as frutinhas mesmo. Tem problema eu deixar eles lá? Meus cães e gatos são vacinados e eles nunca entraram em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se possível, enviar a resposta p o e-mail: caramellu_tsg@hotmail.com

      Excluir
    2. Com o tempo vai feder sua casa,e as fezes deles transmitem uma doença que esqueci o nome

      Excluir
  20. Aqui em casa coloco,há anos, bebedouros para beija-flores. Hoje vem cambacitas,pássaros maiores de cor azul claro..lindos.Começou a vir tb esses morceguinhos que pareciam beija-flores no modo de voar, a noite. Um dia apareceu dentro de um balde com um pouco de água um morcego morto. Pude vê-lo de perto. São lindos.Pesquisei bastante a respeito e vi que não eram tão nocivos assim.Fiquei com dó de tirar os bebedouros. Troco água todo dia pela manha6. Tomo muito cuidado de higienizar com água e sabão. Uso apenas açúcar cristal para não diminuir tempo de vida de todos pois açúcar refinado é nocivo para os animais como soube por um ornitologia. Uma vez por semana lavo com Cândida para não ficar nenhuma sujeira nas flores do bebedouro. Isso pode causar sérias doenças e morte dos bichinhos. Pessoas que vem em casa tem medo dos morcegos mas muito pela ignorância qto ao assunto.Uma coisa quero acrescenUar. Eles vêm apenas no inverno ou no frio. Quando muda estação para verão eles somem. Não sei o motivo.Desconfio no inverno ter menos oferta de alimentos na natureza..flores..frutos. Enfim não sei. Só observo.

    ResponderExcluir
  21. Gente é 00:07 e eu estava com a luz apagada assistindo vídeos no YouTube no meu quarto,quando de repente eu ouço um barulho de asas batendo, e voava p'ra longe e p'ra perto,até que repentinamente o barulho desce bem próximo a minha orelha, entrei em desespero pois não saibia oque podia ser, mas até que me lembrei que o único animal que eu conheço que voa no escuro é o morcego, eu comecei a me debater na cama até não ouvir mais nada, depois que não escutava mais nada resolvi ligar a lanterna do celular, p'ra ver oque podia ser feito, então descidi acender a luz do quarto e sair dele e vir para a sala pesquisar, mas o pior é que eu não o vejo e nem o escuto mais, e se por um acaso eu voltar pro meu quarto e apagar a luz e ele voltar a aparecer? •_• D:

    ResponderExcluir
  22. Como se identifica uma picada de morcego?

    ResponderExcluir
  23. Achei um morcego caído no meio da rua, eu e minha sobrinha somos apaixonadas por animais e não queríamos que aquele morcego morresse atropelado. Percebemos a dificuldade que ele tinha de voar. O colocamos numa caixa de sapato e fomos pesquisar sobre. O levamos pra dentro de casa e o colocamos na árvore, um pé de jabuticaba. Ele começou a emitir um som e logo depois sumiu. Espero que ele tenha conseguido ficar bem. Ele era lindo demais. Foi bom pesquisar sobre morcegos, tive certeza de mitos e verdades sobre esse animalzinho.

    ResponderExcluir
  24. Tem um barulho no teto do meu quarto, nem durmo nele hoje, se eu ligar para a zoonoses da minha cidade eles vem ver oq e? Porque na internet fala para chamar uma detetizadora porem estou sem trabalho e não dinheiro para pagar.

    ResponderExcluir
  25. Estou com um filhote em casa mas não sei quanto tempo leva para um filho de morcego voar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solta ele, manda para o centro de reabilitação de animais silvestres ou a zoonose, acho que a zoonose não vai matar ele não, é animal silvestre vc não pode ter ele dentro de casa,

      Excluir
  26. Meu Whats 92991053477 se poderem me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  27. Achei um agora tá de barriga pra baixo respirando coloquei ele em uma caixa deixei uns pedaços de banana pra ver se ele come mas tenho medo q ele morra

    ResponderExcluir
  28. Acordei de madrugada mais ou menos 3:50 da madrugada e senti algo no meu tornozelo esquerdo.. pulei da cama ligeiro e acendi a luz do quarto e tinha um morcego bem pequeno sobre o colchão da cama onde eu estava dormindo! Ele ficou quieto como se estivesse disfarçando ou fingindo de morto, eu peguei uma vassoura e tentei bater nele mas ele saiu voando batendo na parede e encontrou i rumo da Janela e saiu pra fora! Eu agora não consigo pegar no sono porque fiquei preocupado e querendo saber o porquê esse bicho estava junto do meu tornozelo esquerdo em plena madrugada ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei por isso também... Você tomou alguma vacina ?

      Excluir
    2. Vc tem que ir no médico o mais rápido possível tomar vacina antirrabica, não espera vai logo

      Excluir
    3. Pode ser o morcego vampiro, vai no médico

      Excluir
  29. Passei por isso também... Você tomou alguma vacina ?

    ResponderExcluir