sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vai pescar? Cuidado para não se tornar a isca!

A "piranha" é um peixe predador voraz e com mandíbulas fortíssimas, cuja força da mordida é proporcionalmente igual a de um filhote de pitbull.

Habitualmente encontram-se em cardumes, localizados em áreas menos profundas dos rios e podem devorar pequenos mamíferos em alguns minutos. São altamente adaptadas para captar o "cheiro" de sangue de animais feridos que atravessam os rios ou que estejam desorientados em épocas de inundações sasionais.

As piranhas são peixes carnívoros de água doce que habitam alguns rios da América do Sul. Constituem um diversificado grupo de cinco gêneros distribuídos na família Characidae na subfamília Serrasalminae, a mesma dos "pacus" e "dourados".

Gêneros e espécies mais comuns...

1. Catoprion, com a espécie Catoprion mento;
2. Citharinus, com a espécie Citharinus citharus
;
3. Pristobrycon, com sete espécies;
4. Pygocentrus, sete espécies e a MAIS AGRESSIVA Pygocentrus piray;
5. Serrasalmus, com mais de 20 espécies conhecidas.


O nome piranha vem do Tupi-guarani que pode ter sido originado da composição das palavras pirá (peixe), e sanha ou ranha (dente). Outra possível origem pode ter sido originada simplesmente do Tupi, na já citada palavra pirá (peixe) e ánha (corte).






7 comentários:

  1. Professor sou eu André aqui de novo..pow muito maneiro..Nunca iria imaginar que uma mordida de uma 'piranha' fosse equivalente a de um pitbull filhote..Coloque mais materias assim que todo dia que eu entro na internet eu olho seu blog que está muito interessante

    ResponderExcluir
  2. Lá está você de novo André!
    É... Agora você ficará esperto quando e onde for pescar rs... As piranhas são muito interessantes quanto à essa voracidade. Essa é mais uma curiosidade da fascinante biosfera em que vivemos!

    ResponderExcluir
  3. Poww eu sou do 3° período de Biologia na Unifeso..uma das especializações que eu quero é Zoologia..Não vejo a hora de a gente começar a pratica

    ResponderExcluir
  4. ta... agora tenho medo de piranha... aff.. XD

    ResponderExcluir
  5. É... Como diz o velho ditado: "Em rio de piranha, jacaré nada de costas!"
    Mas, não devemos ter um "medo excessivo", afinal são animais selvagens que vivem em seu habitat característico. Devemos ter atenção e respeito para com a natureza e seu equilíbrio.

    ResponderExcluir
  6. pow, vacilou em falar q as piranhas são mto interessantes...rs
    só pra implicar... mto interessante o blog, continua postando que eu continuarei vendo

    ResponderExcluir
  7. Fala aê Matheus! Isso mesmo, leia e comente... Vai dizer que esses peixes não são maneiros?

    ResponderExcluir