segunda-feira, 19 de março de 2012

Trabalho de Campo Arraial do Cabo 2

Portico da entrada de Arraial do Cabo - RJ (Foto: Renan Loureiro)

Em outubro de 2011, mais precisamente nos dias 21, 22 e 23, um grupo com 23 integrantes do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO realizaram o seu Segundo Trabalho de Campo no município de Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. O grupo contou com a presença de 22 estudantes dos terceiro e quarto períodos do curso e o Biólogo, professor de Zoologia, Renan Loureiro.

Panorâmicas acima na subida para a Praia do Forno e abaixo da Enseada do Forno (Fotos: Ana Gabriela Santos)

Atividade integrante de um projeto de observação e estudo de ecossistemas litorâneos, ainda em construção, o trabalho de campo, teve como objetivos específicos observar e registrar o perfil e as diferentes características dos ecossistemas litorâneos da região de Arraial do Cabo e arredores, analisar suas relações entre os componentes de fauna e flora locais, evidenciando possíveis impactos sofridos pela presença humana no local, avaliar as influências e as relações dos fatores antrópicos para com o próprio ambiente e de suas potencialidades de exploração por meio de atividades contidas em um programa de desenvolvimento sustetável.

Costão rochoso na Praia do Forno (Fotos: Renan Loureiro)

O trabalho de campo foi dividido em duas etapas. A primeira parte, no primeiro dia, consistiu na observação das características de fauna e flora dos diferentes ambientes litorâneos, como costão rochoso e toda a faixa de areia, bem como os arredores da praia.

Ocypoda quadrata - "maria-farinha"- caranguejo típico da região (Foto: ?)

A segunda parte do trabalho de campo, foi realizada no segundo dia, no mar, onde o grupo visitou de barco regiões específicas, pré determinadas pelo Biólogo Renan Loureiro. Tais localidades foram separadas em atividades em terra e na água, com visita seguida de aula prática de observação da Reserva Biológica da Marinha de Guerra, situada na Ilha do Farol e mergulhos livres nas enseadas do Maramutá e do Pontal do Atalaia. Onde puderam ser contempladas a grande biodiversidade de fauna e flora locais.

Larus occidentalis - "gaivota marinha" e Chelonia mydas - "tartaruga verde" (Fotos: Renan Loureiro)

Já na Marina do Forno, puderam ser observados diferentes animais, como diferentes espécies de pássaros, tartarugas verdes e uma enorme variedade de peixes.

Parte do grupo após o primeiro mergulho livre na Enseada do Maramutá (Foto: ?)

Parte do grupo que desembarcou na Reserva Biológica da Ilha do Farol (Fotos: Renan Loureiro)

Momento do embarque saindo da praia da Ilha do Farol (Foto: ?)

Com diferenças significativas nas condições do tempo no decorrer dos dias, o céu nublado e chuvoso do primeiro dia, deu lugar ao céu azul e ensolarado do segundo dia, o que facilitou e muito o trabalho realizado.

Céu ensolarado e do mar calmo e de águas claras (Fotos: Renan Loureiro)

Contra todas as previsões e perspectivas de mal tempo, vencidas todas as dificuldades, durante os dois dias, foram aproximadamente 18 horas de estudo e aprendizado em terra e mar. Completando mais um excelente trabalho de campo da Biologia do UNIFESO, com todos os objetivos cumpridos e um satisfatório aproveitamento teórico-prático do grupo que participou da segunda atividade em Arraial do Cabo. Parabéns a todos! Missão dada... Missão cumprida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário