segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Primeiro PARNASO A NOITE de 2011

O ano de 2011 já começou bem! Nessa última quinta-feira, 24 de fevereiro, aconteceu o primeiro "PARNASO A NOITE" de 2011. Uma parceria SESC - UNIFESO - PARNASO, onde ecologia na veia e muita disposição fazem parte de uma programação altamente radical!

Desta vez, cerca de 35 pessoas entre organizadores, professores biólogos e estudantes do primeiro semestre do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO estavam presentes.

Muita animação no início da caminhada quando a chuva parou

Os aventureiros enfrentaram uma noite quente e chuvosa num passeio altamente ecológico percorrendo uma das mais radicais trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - PARNASO, a "Trilha Suspensa", em uma grande aula de Botânica, Ecologia e Zoologia, ministrada pelos professores biólogos Carlos Alfredo Cradoso, Luiz Paulo Fedullo e Renan Loureiro (Responsável Técnico).

Grupo em meio a chuva e a vegetação no alto da Trilha Suspensa

Com muita animação e disposição, o grupo, munido de lanternas, venceu os obstáculos e curtiu mais uma agradável noite em contato direto com a natureza, constatada pela presença de diversas espécies de animais; entre os quais mamíferos como cuicas e tatus, além de moluscos gastrópodes e muitos anfíbios como um "sapo de chifres"; espécie Proceratophrys appendiculata, e uma "perereca ou sapo martelo" - Hypsiboas faber.

Espécie de molusco gastrópode muito comum na região - Achantina sp.

"sapo de chifres" - Proceratophrys appendiculata

"sapo martelo" - Hypsiboas faber

Segundo o biólogo Renan Loureiro, a grande quantidade de moluscos e anfíbios encontrada, foi devido ao tempo chuvoso somado a temperatura ainda elevada, propiciando condições ideais para a alta atividade dessas espécies. O biólogo Luiz Paulo Fedullo destacou a presença da interessante espécie de "sapo de chifres", ressaltando o aspecto diferente da mesma. Para o biólogo Carlos Alfredo, presente em todos os eventos, este último aparentemente foi o melhor por diversos motivos.

Ao final, uma pequena confraternização com o grupo, com direito a muito guaraná natural oferecido pelo SESC Rio de Janeiro - Unidade Teresópolis.

Foto com todo o grupo de aventureiros ao final da caminhada

Não parou por aí, segundo Adriano Sampaio, responsável do SESC pelo evento e amante da natureza, a próxima caminhada já está pré agendada para o início do mês de abril. Portanto, é só aguardar e conferir!

Um comentário: