sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ecologia é coisa séria e atitude correta! Estamos de olho...

Biólogos Carlos Alfredo F. Cardoso e Renan Fernandes Loureiro

[ Coordenador de Ciências Biológicas fala sobre a importância da arborização na área urbana ]

[ Coordenador do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso participou, ao lado do professor Renan Fernandes, do programa Jornal Diário na TV, que foi ao ar na sexta-feira, dia 11, no canal 4, Diário TV. A matéria, que falou sobre a beleza existente no canteiro central que divide as Avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré, na Várzea, e destacou as diferentes espécies de árvores que garantem a qualidade de vida na cidade, também foi veiculada na versão impressa no sábado, dia 12 de junho, no jornal Diário de Teresópolis, com o título “A importância da arborização na área urbana”.

Na matéria, os professores destacaram a importância do “corredor verde” formado por diferentes espécies de árvores, desde a Casa de Saúde até a Avenida Alberto Torres que, além da beleza natural, melhoram a qualidade de vida do teresopolitano. Segundo eles, contribuem para a melhoria da qualidade do ar, redução da propagação do som, e diminuição, em cerca de 10%, do nível de material particulado liberado pela poluição. “Nossa cidade é privilegiada por ter um canteiro central assim, que além de contribuir para melhorar diversos aspectos é um atrativo turístico. Quando a pessoa busca Teresópolis, ela quer ter um contato direto com a natureza e aqui consegue isso até na área urbana”, lembra o professor Renan Fernandes, que destacou a importância dessas árvores para uma enormidade de ecossistemas. “É só parar um pouco para reparar a grande quantidade de pássaros que ainda avistamos na zona central do município por causa dessas árvores, além de outros tipos de vida”, completou.

O professor Carlos Alfredo destacou ainda a importância desse corredor ecológico em plena área urbana para os estudantes do município. “As escolas poderiam organizar trabalhos de campo e ajudar a identificar todas essas árvores. Seria uma grande experiência para estudantes de todos os níveis”, lembrou. ]

Fonte - UNIFESO em notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário