sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Golfinhos e Botos" que habitam o litoral brasileiro...

Os golfinhos e botos somam cerca de 37 espécies extraordinárias.
São animais pertencentes ao grupo dos "cetáceos", que caracterizam os mamíferos aquáticos, da mesma forma que as baleias.
Caracterizam-se por animais extremamente dóceis e brincalhões, altamente curiosos.
Estão presentes tanto em água salgada quanto doce e habitam todos os oceanos, inclusive rios caudalosos e estuários.
Podem chegar a viver aproximadamente 35 anos.
Golfinhos, devido ao seu corpo aerodinâmico, podem nadar a uma velocidade média de cerca de 40 Km/h e atingir profundidades de 300 m, podendo permanecer em média 20 minutos submersos.
Se alimentam de todos os tipos de peixe.
Muitas espécies são encontradas em águas brasileiras, inclusive em rios, como na "região amazônica", principalmente nos rios Amazonas, Negro e Solimões.
Abaixo segue algumas espécies de golfinhos e botos que ocorrem no litoral brasileiro...

Inia geoffrensis - "boto-cor-de-rosa"


Pontoporia blainvillei - "golfinho-pontopória"


Stenella attenuata - "golfinho-pintado-tropical"


Stenella longirostris - "golfinho-rotator"


Peponocephala electra - "golfinho-cabeça-de-melão"


No Brasil, são vistos com mais frequência no sul do país, no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no litoral sudeste no Rio de Janeiro e São Paulo, na Bahia em Abrolhos e na ilha de Fernando de Noronha.

Atualmente são animais rigorosamente protegidos por lei, embora muitos já tenham sido vítimas de morte a pauladas por "pescadores", que tem suas redes danificadas por esses animais que vez por outra ficam presos em suas enormes redes de pesca ou simplesmente por espantar cardumes de peixes de áreas ditas "de pesca".

Como a crueldade humana e a falta de cultura são comuns em todo mundo, fica claro e evidente o perigo que esses extraordinários animais correm, pelo simples fato de viver.

Cabe a nós pessoas de bem, que amam a natureza e toda sua biodiversidade, auxiliar na preservação desses animais, bem como de muitos outros ameaçados pelo "vírus humano".


Nenhum comentário:

Postar um comentário