Uma nova espécie de parasito vem infectando o "dourado", peixe da fauna brasileira. Pelo menos foi o que constataram os pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em trabalho descrito conjuntamente com colegas das universidades Federal de São Paulo (Unifesp), de São Paulo (USP), e da Estadual de Campinas (Unicamp).
O trabalho foi publicado no periódico Veterinary Parasitology, um dos mais conceituados na área de parasitologia animal. O parasito, encontrado em pequenos cistos e nas paredes dos vasos sanguíneos dos filamentos branquiais, resultou na obstrução do fluxo sanguíneo. Sob infecção intensa, acabou por afetar negativamente as condições de saúde do peixe. E vale dizer: o dourado é um carnívoro de grande importância econômica e ecológica, tanto para a pesca extrativista quanto esportiva.
A intenção deste trabalho, coordenado pelo Cepta/ICMBio, envolve medidas para identificar e avaliar padrões de ocorrência de patogenias (estudo dos mecanismos porque se desenvolvem as moléstias) de peixes daquela região. Diga-se, a maior área úmida do mundo, onde são conhecidas mais de 260 espécies de peixes.
O conhecimento dos patógenos de peixes em ambiente natural possibilita ampliar as informações sobre as interações desses organismos com o ambiente, além de entender as pressões que estes patógenos exercem sobre os peixes e pode ser utilizado como indicadores para avaliar as alterações ambientais.
Fonte - ICMBio
Interessante este artigo professor!!
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog, adorei!!!
Abraços
Valeu Juliana!
ResponderExcluirMatérias assim são a cara do blog. Lembre-se...
O blog é de todos nós!