terça-feira, 20 de março de 2012

Expedição Picinguaba 3 - Contagem Regressiva...

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UNIFESO

Em julho de 2012, professores biólogos e estudantes do terceiro e quarto períodos do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO retornarão a Picinguaba, no litoral paulista, região de Ubatuba, para sua terceira expedição científica na área de preservação ambiental do Núcleo de Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, onde passarão quatro dias isolados em total contato com a natureza, realizando uma série de atividades, teórico-práticas, relacionadas aos conteúdos estudados no decorrer dos semestres acadêmicos.

A expedição que está pré-agendada para o período de 05 a 08 de julho, contará com professores nas áreas de Botânica e Zoologia e tem por objetivo estudar as características de fauna e flora dos ecossistemas locais, principalmente uma grande área de restinga, além de relacionar tal ambiente com os demais, mangue e litoral, ambos integrados à exuberante área de Mata Atlântica ainda totalmente preservada na região. Contagem regressiva...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Trabalho de Campo Arraial do Cabo 2

Portico da entrada de Arraial do Cabo - RJ (Foto: Renan Loureiro)

Em outubro de 2011, mais precisamente nos dias 21, 22 e 23, um grupo com 23 integrantes do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO realizaram o seu Segundo Trabalho de Campo no município de Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. O grupo contou com a presença de 22 estudantes dos terceiro e quarto períodos do curso e o Biólogo, professor de Zoologia, Renan Loureiro.

Panorâmicas acima na subida para a Praia do Forno e abaixo da Enseada do Forno (Fotos: Ana Gabriela Santos)

Atividade integrante de um projeto de observação e estudo de ecossistemas litorâneos, ainda em construção, o trabalho de campo, teve como objetivos específicos observar e registrar o perfil e as diferentes características dos ecossistemas litorâneos da região de Arraial do Cabo e arredores, analisar suas relações entre os componentes de fauna e flora locais, evidenciando possíveis impactos sofridos pela presença humana no local, avaliar as influências e as relações dos fatores antrópicos para com o próprio ambiente e de suas potencialidades de exploração por meio de atividades contidas em um programa de desenvolvimento sustetável.

Costão rochoso na Praia do Forno (Fotos: Renan Loureiro)

O trabalho de campo foi dividido em duas etapas. A primeira parte, no primeiro dia, consistiu na observação das características de fauna e flora dos diferentes ambientes litorâneos, como costão rochoso e toda a faixa de areia, bem como os arredores da praia.

Ocypoda quadrata - "maria-farinha"- caranguejo típico da região (Foto: ?)

A segunda parte do trabalho de campo, foi realizada no segundo dia, no mar, onde o grupo visitou de barco regiões específicas, pré determinadas pelo Biólogo Renan Loureiro. Tais localidades foram separadas em atividades em terra e na água, com visita seguida de aula prática de observação da Reserva Biológica da Marinha de Guerra, situada na Ilha do Farol e mergulhos livres nas enseadas do Maramutá e do Pontal do Atalaia. Onde puderam ser contempladas a grande biodiversidade de fauna e flora locais.

Larus occidentalis - "gaivota marinha" e Chelonia mydas - "tartaruga verde" (Fotos: Renan Loureiro)

Já na Marina do Forno, puderam ser observados diferentes animais, como diferentes espécies de pássaros, tartarugas verdes e uma enorme variedade de peixes.

Parte do grupo após o primeiro mergulho livre na Enseada do Maramutá (Foto: ?)

Parte do grupo que desembarcou na Reserva Biológica da Ilha do Farol (Fotos: Renan Loureiro)

Momento do embarque saindo da praia da Ilha do Farol (Foto: ?)

Com diferenças significativas nas condições do tempo no decorrer dos dias, o céu nublado e chuvoso do primeiro dia, deu lugar ao céu azul e ensolarado do segundo dia, o que facilitou e muito o trabalho realizado.

Céu ensolarado e do mar calmo e de águas claras (Fotos: Renan Loureiro)

Contra todas as previsões e perspectivas de mal tempo, vencidas todas as dificuldades, durante os dois dias, foram aproximadamente 18 horas de estudo e aprendizado em terra e mar. Completando mais um excelente trabalho de campo da Biologia do UNIFESO, com todos os objetivos cumpridos e um satisfatório aproveitamento teórico-prático do grupo que participou da segunda atividade em Arraial do Cabo. Parabéns a todos! Missão dada... Missão cumprida!