quarta-feira, 22 de junho de 2011

Expedição Picinguaba 2011

Região de estudo do Parque da Serra do Mar Núcleo Picinguaba

Em julho de 2011, professores biólogos e estudantes do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO retornaram a Picinguaba, no litoral paulista, Ubatuba, para sua segunda expedição científica na área de preservação ambiental do Núcleo de Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba (PESM-NP), onde passaram quatro dias isolados em total contato com a natureza.

A expedição foi realizada no período de 02 a 05 de julho, e contou com professores nas áreas de Botânica e Zoologia, Thereza Lopes e Renan Loureiro, além do coordenador do curso Carlos Alfredo e teve por objetivo estudar as características do ecossistema local, uma grande área de restinga, além de relacionar tal ambiente com os demais, mangue e litoral; ambos integrados à Mata Atlântica ainda totalmente preservada na região.

Placa indicativa já próxima a entrada do PESM-NP

Placa na guarita da entrada do PESM-NP

Nesse ano de 2011, contou com 44 integrantes entre professores e estudantes do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, com objetivo de vivenciar durante 4 dias, a rotina de Biólogos, pesquisadores ambientais de fauna e flora, num ambiente altamente propício de diferentes ecossistemas e uma rica biodiversidade faunística e florística. Entre as atividades previstas estão caminhadas técnicas por trilhas secas, fluviais e marinhas, em aulas de campo altamente ricas em detalhes. Estão previstas também, visitas técnicas ao Aquário de Ubatuba - SP e à base do Projeto TAMAR, também em Ubatuba, além de duas visitas a cidade de Paraty - RJ e seu interessante Centro Histórico.

Grupo na entrada do Aquário de Ubatuba no sábado à noite

Grupo na placa do Projeto TAMAR em Ubatuba na manhã de segunda-feira

Vista da igrejinha e ruas alagadas pelo mar próximo à marina em Paraty - RJ (Foto by Diego Rezende)

A primeira parada do grupo foi na cidade de Paraty-RJ para o almoço e providência dos itens restantes para a expedição. Nessa ocasião puderam obserrvar a cidade durante o dia, partindo sem muita demora para o PESM-NP.

Logo após a chegada do grupo ao PESM- NP e a organização dos alojamentos, partiram para Ubatuba, para a primeira visita no Aquário de Ubatuba. Na Ocasião, puderam obeservar e aprender um pouco mais sobre algumas espécies marinhas, bem como de água doce e mesmo diferentes animais terrestres como jacarés, tartarugas e lagartos.

Algumas atrações do Aquário de Ubatuba, na sequência de cima para baixo... "iguana" - "lagosta" - "peixe leão" (belíssimo e altamente venenoso) - "moréias" de diferentes espécies

Na manhã de domingo o grupo iniciou suas atividades dentro do PESM-NP com as trilhas Picadâo da Barra e Fluvial, onde puderam obeservar alguns dos ecossistemas presentes na área preservada do parque. Como a restinga, vegetação típica da região, além da mata picada que a rodeia, além da mata fechada e do manguezal e toda a sua biodiversidade. Puderam observar os diferentes microclimas presentes em cada uma desses ecossistemas.

Vegetação de Restinga, típica da região em alagadiços

Mata picada ou "picadão" parte bem seca da mesma região

Mata fechada típica de Mata Atlântica já bastante úmida

Ilha do mangue que liga a mata fechada ao manguezal propriamente dito

Trecho em um dos rios que rodeiam o manguezal, no detalhe um remo "caiçara"

Nessa parte do caminho, já na trilha fluvial é importante manter os olhos bem abertos para observar diferentes animais, entre pássaros, peixes e crustáceos, com as diferentes e exóticas espécies de carangueijos; que estão distribuídas em diferentes locais espalhados pelo mangue.

Diego Rezende e Renan Loureiro registrando a enorme biodiversidade em todo percurso do rio que cerca o mangue (Foto by Ana Paula Carneiro)

O grupo que iniciou o percurso pela Trilha do Picadão da Barra, de olhos bem abertos, registraram pegadas de onça "parda ou pintada" num dos córregos que alimenta o rio. Provavelmente passou para beber água e continuar seu caminho dentro do seu território de caça.

Detalhe do rastro das pegadas de uma onça "parda ou pintada"

Entre as atividades programadas dentro do PESM-NP, ocorreu a Trilha de Poços da Almada, onde em uma caminhada de dificuldade média, o grupo observou as belezas do local, com muitos cursos de água e belíssimas cachoeiras em meio a uma trilha radical, culminado com a visita à uma comunidade quilombola tradicional, conhecida por Quilombo Cambury. Na ocasião o grupo recebeu informações sobre a comunidade local e suas atividades, além de suas características ainda tradicionais mesmo com tanta influência da civilização.

Entrada da comunidade quilombola - Quilombo Cambury

Uma outra atividade, muito esperada e fora do PESM-NP, foi a visita à Base de Ubatuba do Projeto Tamar, onde o grupo aprendeu um pouco mais sobre as características zoológicas e ecológicas das diferentes espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no litoral brasileiro, bem como de suas interações com os diferentes ecossistemas litorâneos e marinhos.

Fotos de uma "tartaruga de pente" (Eretmochelys imbricata)

O últimos dia da expedição, foi dedicado quase que exclusivamente ao estudo da região do costão do PESM-NP, com suas características interessantes e sua rica variedade de microambientes. Os estudantes puderam aprender muito em aulas práticas no local e vivenciar a experiência como Biólogos de Campo. As aulas foram pautadas no triângulo Botânica - Ecologia - Zoologia e, segundo os próprios alunos, de caráter excepcional.

O Biólogo Renan Loureiro informando o objetivo da aula de campo, ao mesmo tempo descrevendo o perfil do local em linhas gerais sob a visão biológica (Foto by Diego Rezende)

Na ocasião puderam observar bem de perto o estuário do Rio Fazenda, no local onde suas águas correm para o mar e as diversas grutas presentes no costão rochoso, circundadas pelo rio e pelo mar, num dos locais mais exuberantes de todo o PESM-NP.

Perfil do infra e mesolitoral da região do costão rochoso e estuário do rio

Em detalhe o interior de uma das grutas próximo ao estuário do Rio Fazenda

Belíssima paisagem do litoral do PESM-NP, em detalhe uma árvore morta, evidenciando o contraste entre os aspectos vida e morte como parte do ciclo de vida e seu objetivo... Contínua renovação...

Com muita disposição, mais uma vez o grupo de aventureiros confirmou suas expectativas, baseadas na experiência adquirida na "Expedição Picinguaba I", realizada na mesma época do ano em 2010. Foram quatro dias de Biologia na veia e muita natureza, num paraíso totalmente preservado e com toda a estrutura necessária para pesquisadores.

Em 2012 voltaremos com toda certeza!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Noite no RioZoo. Programa animal!


No último dia 14 de junho, durante a noite, um grupo com 48 membros entre professores Biólogos e estudantes do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, participaram de um "programa animal" em uma atividade especial no RioZoo.

Grupo animado antes do início da visita técnica no saguão do RioZoo

O grupo contou com o professor Biólogo Carlos Alfredo Cardoso, Coordenador do Curso e os professores Biólogos de Zoologia Renan Loureiro e Luiz Paulo Fedullo, um dos responsáveis pela atividade no RioZoo, além de 45 estudantes dos diferentes períodos do curso.

Imagem do caminho central do RioZoo logo na entrada do parque

Levando em consideração que 2/3 dos animais do planeta possuem hábitos noturnos, a visita técnica objetivou a observação do comportamento animal durante a noite, onde os animais em foco, mamíferos, répteis e anfíbios estão em maior atividade.

Apesar da forte chuva que caiu no início da visita, o grupo seguiu com a programação prevista e poucos minutos depois em meio a uma agradável noite de névoa sem chuva.

Munidos de câmeras fotográficas e muita disposição, o grupo completou sem dificuldades todo o percurso estabelecido pelos profissionais do RioZoo.

Serpente Crotalus durissus, mais conhecida por "cascavel"

Grupo observando o fosso dos jacarés, bem ativos

Espécie de "jacaré", Palenosuchus sp. parcialmente camuflado

Grupo no cercado das girafas, observando esses magníficos animais

Giraffa camelopardalis ou "girafa" posando para a foto

Foi mais uma excelente e importante atividade desenvolvida pela coordenação e professores do Curso de Graduação em Ciências Biológicas do UNIFESO, que visa a excelência no ensino da Biologia e na correta formação do futuro profissional Biólogo.

Mais uma vez, a visita técnica foi um sucesso e a expectativa para a próxima é grande.