terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Mistério dos Lobos

O lobo, Canis lupus, é sem dúvida uma das mais misteriosas criaturas, fruto de inúmeras supertições, histórias de "lobisomem" e as demais relações surreais com o dito poder do "Mal"; que sobrevive ao passar do tempo como um animal enigmático e repleto de particularidades.

Trata-se de um belíssimo animal selvagem, mamífero, pertencente a família Canidae (canídeos), ordem Carnivora (carnívoros), incluído no mesmo grupo do "cão doméstico" (Canis familiares), do "coiote" (Canis latrans) e do "chacal" (Canis mesomelas).

Canis familiaris, no caso, "lobo-da-alsácia" (Pastor Alemão)

Canis latrans - "coiote"

Canis mesomelas -"chacal"

Mede cerca de 1,60 m de comprimento por 80 cm de altura. Pesa em média de 50 ou 60 kg. Pode viver geralmente de 16 a 20 anos.

Consegue atingir uma velocidade de 45 km/h quando perseguindo suas presas ou mesmo fugindo assustado. Pode ser muito perigoso se acoado ou encurralado sem meio de fugir.

Possui mandíbula e dentes muito poderosos. Se diferencia do cão doméstico em algumas características presentes nos ossos do crânio, pois o lobo tem os flancos finos, ossos e músculos salientes, bem como olhos não dispostos horizontalmente, como nos cães, mas em linha oblíqua.

Canis lupus - "lobo-cinzento"

Pode apresentar as mais diversas tonalidades de pelagem, às vezes com indivíduos de um mesmo grupo e com pêlos de cores totalmente diferentes.

Habita as regiões setentrionais da Europa, Ásia e América, raramente vive isolado de seu círculo familiar (alcatéia). Tem preferência por florestas temperadas e locais frios.

Alcatéia de "lobos-cinzentos" (Canis lupus)

Como já citado, forma grupos familiares com hierarquia bem definida e costuma caçar em bandos. Individuos adultos e suas crias constituem a unidade básica do grupo, que se estabelece em um território e o defende marcando-o com urina e fezes.

Os lobos dentro de sua estrutura social muito hierarquizada, como o Canis lupus "ibérico", mostram modelos de comportamento concreto para informar sua posição social de domínio ou submissão. E constantes duelos pelo controle da liderança do grupo.

Canis lupus "ibérico"

Canis lupus - "lobos cinzentos" em um duelo

O lobo emite um uivo muito peculiar, que é mais fácil de ser ouvido durante o acasalamento, no inverno, estação em que as fêmeas fazem seus ningos com folhas e pêlos em rochas, grutas ou tocas. São animais que zelam por suas crias com a própria vida.

Lobo uivando na época do acasalamento (outono - inverno)

O lobo é um animal predador com o qual o cão pode se hibridar; há muitas subespécies geográficas que se diferenciam em porte, pelagem e forma. Todas de acordo com o tipo de cruzamento realizado. Muitos até induzidos pelo homem, desde a época primitiva.

É de hábitos noturnos e evita o contato com o homem. Extremamente caçado devido aos estragos que provoca em regiões de ocupação humana, principalmente quando em alcatéia, desapareceu de algumas regiões, mas é protegido por severas leis de diversos países, como o Canadá, onde ajudam a controlar naturalmente a multiplicação de mamíferos cervídeos.

Respeitar esse animal e permitir o seu estudo, são medidas cabíveis para a conservação dessa espécie tão bela e fascinante.

O futuro dos lobos não depende pura e exclusivamente do respeito aos limites naturais impostos entre os lobos e a presença humana, mas como também da preservação de seus territórios e da ocupação sustentável de novas áreas urbanas, próximas a esses territórios, com a correta exploração manutenção das condições e recursos ambientais; fatores que garantirão a convivência harmônica e pacífica entre lobos e homens.