terça-feira, 31 de agosto de 2010

Parabéns Biólogo!

03 de Setembro...

"Dia do Biólogo
"

Defendendo e conservando a vida no Planeta!

Biólogo com muito orgulho!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mais um "PARNASO A NOITE"

Na última terça-feira, dia 17 de agosto, realizou-se mais um "PARNASO A NOITE". Uma parceria super ecológica e saudável do SESC Rio de Janeiro - Unidade Teresópolis, Ciências Biológicas - UNIFESO e Parque Nacional da Serra dos Órgãos - PARNASO.

Na ocasião, cerca de 40 pessoas entre estudantes do curso de Ciências Biológicas e Farmácia do UNIFESO e convidados, participaram da caminhada mais radical da cidade.

Aventureiros que enfrentaram o frio de 4º C durante a caminhada

O frio estava intenso, cerca de 4º C, mas a disposição do grupo foi total, ainda mais sob o maravilhoso céu estrelado que fazia durante a noite da aventura.

A atividade teve início às 19:30 horas, com uma pequena parada no Centro de Visitantes do PARNASO, seguinto pela estrada até a Barragem e com a volta pela fantástica Trilha Suspensa e o tão esperado e desejado chocolate quente, fornecido pelo SESC.

Detalhe da Trilha Suspensa

Pausa para inúmeras fotos no meio da Trilha Suspensa

Os participantes tiveram a oportunidade de estar em contato direto com a natureza e aprender curiosidades à respeito de animais, plantas e mesmo da ecologia do local, graças à presença dos professores Renan Loureiro (Zoólogo) e Marcelo Souza (Botânico), além do professor e coordenador da Biologia-UNIFESO, Carlos Alfredo.


Registros da fauna e flora durante a caminhada noturna

Outubro tem mais PARNASO A NOITE...
E aí... Vai encarar ?

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Jardim Botânico que "ninguém" vê!

No útlimo domingo, 15 de agosto, 40 estudantes do 2º Período do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, acompanhados pelo Coordenador do Curso, Carlos Alfredo e pelos professores Marcelo Souza (Botânica) e Renan Loureiro (Zoologia), participaram de uma visita técnica guiada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ.

Foto by Marcelo Medeiros

Nem o céu nublado e o tempo frio que fazia no Rio na ocasião foi capaz de desanimar o grupo. Com intuito de passar o dia em um dos mais importantes parques/ institutos de pesquisas do país, os 40 futuros biólogos, passaram cerca de 5 horas envolvidos numa aula especial de Botânica conduzida pelo professor Marcelo, auxiliado pelo professor Renan e pelo coordenador Carlos Alfredo.


Tratando-se de um importante local de conservação e exibição de espécies vegetais com representantes do Brasil e do mundo, o grupo pode absorver muita informação à respeito das plantas e mesmo de alguns animais que resolveram marcar presença na visita, além do aspecto cultural que envolve o parque, o verdadeiro objetivo desta postagem.

Diversos animais de diferentes espécies entre invertebrados e vertebrados podem ser vistos como registrado pelas lentes do estudante do 2º período, Marcelo Medeiros.

Foto by Marcelo Medeiros

Foto by Marcelo Medeiros

E mesmo por minhas lentes de fotógrafo amador devido à profissão Biólogo, com muito orgulho...



Confesso que capturar uma imagem desses animais é uma tarefa um tanto difícil, tendo em vista que são muito ariscos e extremamente rápidos. Típico de primatas de pequeno porte como o Cebus apella - "macaco-prego" ou "capuchinho".

Fundado em 1808 por D. João VI, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebeu desde sua criação características presentes nos mais famosos e importantes parques espalhados pelo mundo, principalmente no que diz respeito à arte e paisagismo, motivo principal de sua criação.

Que sobreviveu bravamente aos mais de 200 anos e inclusive a transição de Monarquia para República, como mostra os magníficos marcos em ferro fundido.


Sob um novo olhar, um outro ponto de vista, aí estão algumas imagens do que "ninguém" ou pouca gente vê em meio a exuberante flora do Jardim Botânico.



A interessante combinação do ferro fundido com a água em um belíssimo contraste, que pode ser contemplado na magnífica fonte nesse chafariz e em bebedouros como este acima, espalhados pelo parque.


Outro exemplo é o "Memorial Mestre Valentim" com essas duas belíssimas estátuas. Mas não é só ferro fundido que podemos observar caminhando pelas aléias do Jardim Botânico. Muita pedra esculpida também é vista, como o pórtico, a coluna de granito e a estátua abaixo.



Essa é apenas uma pequena amostra do que se "esconde" em meio as aléias do parque. Mas que já ilustram e justificam o objetivo dessa postagem.

Uma coisa é certa...

A paz em contato com a natureza e a beleza que o Jardim Botânico oferece, além dos aspectos histórico e artístico-cultural, são motivos de sobra para uma visita bem demorada. Confira! E veja com outros olhos o Jardim Botânico que "ninguém" vê!


sábado, 7 de agosto de 2010

Show de imagem

Enteroctopus dofleini (Foto by Bob Cranston)

Esse belíssimo animal é o famoso "polvo-gigangte-do-pacífico", um molusco cefalópode octópode (indivíduo com oito tentáculos) cujo nome científico é Enteroctopus dofleini.
Esse invertebrado pode chegar a medir cerca de 9 m (metros), da ponta de um tentáculo a outra e pesar em média 250 Kg (quilogramas).
Quanto ao istante em que a imagem foi capturada, o fotográfo (Bob Cranston) e a origem da imagem (National Geographic)...
Sem comentários! Clica em cima da foto... Simplesmente animal!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PARNASO A NOITE

Você gosta de estar em contato direto com a natureza?
De apreciar lindas paisagens...
Em um cenário bem diferente do seu cotidiano?
Então não fique de fora!
Junte-se a nós nessa caminhada radical!

Parceria do SESC Rio de Janeiro - Teresópolis e Ciências Biológicas - UNIFESO - Consciência e atitude ecológica!